Notícias de Última Hora
Home / Dança / Theatro Municipal SP apresenta Balé da Cidade no YouTube

Theatro Municipal SP apresenta Balé da Cidade no YouTube

Nesta sexta-feira, 29, o Theatro Municipal de São Paulo, ligado à Secretaria Municipal de Cultura, transmite mais um espetáculo em seu canal no YouTube. Após as óperas A Viúva Alegre e Rigoletto, é a vez de conferir A Biblioteca de Babel com o Balé da Cidade de São Paulo. A transmissão começa às 20h e o conteúdo fica disponível para acesso posterior.

youtube.com/theatromunicipalsp

No espetáculo inspirado no conto homônimo do escritor argentino Jorge Luis Borges os corpos são compreendidos como um livro em sua própria exclusividade, um documento das nossas vidas e existência. A gravação é de uma apresentação da Temporada 2019 do Balé da Cidade, no palco do Municipal.

A ideia e o conceito do espetáculo são assinados pelo diretor artístico da companhia, Ismael Ivo, e pelo cenógrafo Marcel Kaskeline. Ivo também é o coreógrafo. Em uma das primeiras cenas, o público irá presenciar os bailarinos arquivados em uma prateleira como se fossem livros, isolados, ‘encaixotados’, cada um no seu mundo. Os princípios da comunicação, a evolução e o entendimento entre os homens são discutidos em cena.

Para essa coreografia, os 34 bailarinos do Balé da Cidade tiveram que estudar a teoria da Evolução da Espécie Humana, de Charles Darwin, e mergulhar no trabalho do fotógrafo Eadweard Muybridge, que se especializou em captar os movimentos de locomoção dos homens e dos animais.

Desde que o Theatro Municipal suspendeu a sua programação por conta da pandemia, os bailarinos do Balé da Cidade de São Paulo, em especial, vêm mantendo sua rotina de ensaios e preparação, mas em suas casas. O atual momento, de restrição de convívio social, abre espaço para criação de performances espontâneas elaboradas pelos próprios bailarinos e estes conteúdos estão sendo publicados nas redes sociais do Theatro sob a hashtag ArteNaoPara.

Outra ação realizada pelo Balé da Cidade de São Paulo neste período contou com a parceria da São Paulo Companhia de Dança em ação digital inédita. De casa, os bailarinos criaram coreografias curtas e registaram em vídeo para a campanha “Corpus: Alma e Esperança”. A série vem sendo transmitida na programação da TV Cultura e nas redes sociais das duas instituições.

+ Municipal Online

Enquanto o Theatro Municipal de São Paulo segue fechado por determinação da prefeitura para evitar a propagação do novo coronavírus, o território digital é o novo palco. Tem performances de câmara, cursos livres, gravações solo em versões reduzidas para piano, vídeos completos de espetáculos e lives com profissionais do Theatro. Tudo isso com acesso gratuito e irrestrito nas páginas do Theatro Municipal no Instagram, Facebook ou YouTube.

E o próximo episódio do Podcast Theatro Municipal vai ao ar neste sábado, 30 de maio. Na pauta da conversa com a apresentadora Ligiana Costa, o maestro Alessandro Sangiorgi, regente assistente da Orquestra Sinfônica Municipal, e o compositor Leonardo Martinelli falam da estreita relação entre culinária e ópera.

+ Theatro Municipal de São Paulo: theatromunicipal.org.br

Sobre Padrão do site

Avatar

Veja Também

MASP disponibiliza no YouTube prévia do espetáculo ‘Pessoa(s)’ do Studio3 Cia. de Dança

O MASP acaba de disponibilizar no seu canal do YouTube uma pequena prévia do espetáculo …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.