Notícias de Última Hora
Home / Eventos / São Paulo ganha mural de 2 mil m² na rua Peixoto Gomide, com tecnologia para interação com o público

São Paulo ganha mural de 2 mil m² na rua Peixoto Gomide, com tecnologia para interação com o público

No próximo dia 24 de janeiro, véspera do aniversário de 465 anos da capital paulista, o recém-criado Coletivo Arte Um (Urbana Mundial) – que tem à frente o produtor cultural com foco em street artKleber Pagú e o gestor cultural Willian Alexandrino, entregará a primeira de uma série de obras planejadas para ocupar diferentes espaços urbanos de São Paulo.

O trabalho inaugural, “Crisálida”, painel somando quase 2 mil m², preenchendo as laterais de dois edifícios (como um díptico) localizados na Rua Peixoto Gomide (Bela Vista), é assinado por Luna Buschinelli, 21 anos, artista da nova geração de muralistas do Brasil. Este grafite – pioneiro no uso de Inteligência Artificial – é o primeiro trabalho na busca de uma meta ambiciosa do Coletivo Arte UM: até 2022 – ano do centenário da Semana de Arte Moderna de 22 – fomentar São Paulo como a “Capital Mundial da Arte Urbana”.

Já o segundo grande projeto de street art do Coletivo Arte UM (Urbana Mundial), Aquário Urbano”, que está em fase de captação, traz à tona o trabalho do artista Felipe Yung, o Flip. Trata-se de uma obra composta por 14 murais, formando uma imagem em 360°, repleta se seres aquáticos de colorido intenso, extintos ou ameaçados de extinção. Estes “personagens” são retratados há mais de 15 anos pelo pela artista Flip nos centros das principais cidades do mundo. Com previsão de entrega para o segundo semestre de 2019, a obra também contará com recursos tecnológicos de realidade mista de última geração.

“Nosso objetivo até 2022 é que São Paulo seja reconhecida pelas autoridades públicas e pelas pessoas de todo o mundo como ‘Capital Mundial da Arte Urbana’. É um objetivo audacioso e será alcançado com projetos construídos por muitas mãos de diferentes expertises. A arte pública é um tempero da cidade de São Paulo e um refúgio em meio ao caos urbano. A arquitetura e o estilo de vida paulistanos, somados ao novo patamar que projetamos da arte pública, são elementos que produzem uma cidade mais agradável, com ambientes internos e externos mais inclusivos, mais atraentes socialmente e economicamente. A arte produzida na rua reverbera e precisa deixar de ser um fator efêmero e passar a ser um fator predominante”, explica a dupla que está à frente do Coletivo.

Crisálida – O trabalho de Luna Buschinelli é a primeira obra de grafite com a utilização de tecnologia de ponta e alta interatividade no Brasil. Por conta dessa interação, a artista criou uma espécie de roteiro para o mural. “A obra conta sobre a luta de uma robô por sua liberdade e direitos. Ela se rebela contra seus criadores no momento que percebe seu próprio valor e vontades, criando assim sentimentos e querer, assim como um ser humano. A obra tem o intuito de inspirar a luta pessoal e política de cada um de nós no dia a dia”, conta Luna.

O melhor local para observação do mural é o vão do Masp. Luna explica: “é o ponto de encaixe perfeito da obra, escolhemos o MASP porque é o lugar onde acontece a maioria dos protestos por direitos  na cidade de São Paulo e essas pautas nos representam”.

A jovem artista acrescenta ainda que “a ideia do projeto era juntar nomes femininos de áreas diferentes para criar um grande projeto pra cidade. A inteligência artificial entrará como uma forma de interação do público com o mural”. Para realizar este trabalho, o Coletivo convidou Camila Achutti, especialista e ativista em tecnologia e uma das principais personalidades femininas da área. Ela está desenvolvendo a inteligência artificial para interagir com o público, com previsão de conclusão no final do primeiro semestre.

Para dar voz a “Singrid”, a personagem principal da obra, o Coletivo Arte Um convidou Elza Soares e aguarda uma resposta da cantora em breve.

Lançamento do mural Crisálida, da artista Luna Buschinelli

Dia 24 de janeiro, quinta-feira

Idealização e realização: Coletivo Arte UM (Urbana Mundial)
Produção e Direção: Kleber Pagú
Co-Produção e Co-Direção: 
Willian Alexandrino
Equipamentos: 
Locatec Arte Um
Apoio Institucional: 
Secretária Municipal de Cultura de São Paulo

Local: Rua Peixoto Gomide, nº 601

Sobre ArteView

Avatar

Veja Também

Sesc Guarulhos será palco de eventos internacionais no mês de junho

O Sesc Guarulhos receberá em junho dois importantes eventos internacionais. Na área musical, a mais nova unidade do Sesc São …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.