Notícias de Última Hora
Home / Exposição / Roberio Braga – nova exposição na Galeria Mario Cohen

Roberio Braga – nova exposição na Galeria Mario Cohen

Galeria Mario Cohen recebe, de 02 de abril a 18 de maio, a mostra “Ventos, luzes e tranças” do fotógrafo baiano Roberio Braga. A exposição reúne 22 imagens das séries Luz Negra (2013)Tranças (2016) e a inédita Ventos da África (2019), todas inspiradas nas culturas africanas e seus símbolos de resistência e preservação de tradições ancestrais, e de como se mantiveram no Brasil. Parte dos trabalhos poderão ser vistos também no estande da galeria durante a SP-Arte 2019, de 04 a 07 de abril, no Pavilhão da Bienal.

Cheias de significados, as fotografias carregam um mundo rico em códigos que se materializam em belas e reais formas, cores e padrões. Na primeira desta trilogia, Luz Negra (2013), Roberio retrata os adornos que a mulher carrega, representando códigos sociais por meio dos quais é possível identificar cada uma destas diversas culturas.  

Em Tranças (2016), nos fala de como os cabelos trançados implicam em significados importantes que se perpetuam no tempo – e o fotógrafo traz para a realidade contemporânea brasileira toda a simbologia e beleza deste costume, por meio do trabalho realizado em cenários barrocos da cidade de Salvador (BA). Esta mesma série é finalista do concurso “Lens Culture” e será exposta na “Aperture Foundation Gallery”, em NY. Também recebeu o prêmio no Parati em Foco de 2018 e participou da exposição coletiva “50 anos da Galeria São Mamede”, em Portugal, em setembro de 2018.

A inédita Ventos da África (2019), tem foco na indumentária de resistência e poder do bloco Bankoma, surgido a partir de oficinas de arte e educação, desenvolvidas em terreiro de candomblé que leva para as ruas a cultura da religião Africana por meio da dança, música e vestimentas. 

Exposição: ‘Ventos, luz e tranças’ – Roberio Braga

Período: de 02/04 até 18/05

Local: Galeria Mario Cohen (Rua Joaquim Antunes, 177 – cj. 12 – Jardim Paulistano)

Telefone: (11) 3062-2084

Horário de Funcionamento: Segunda a sexta, das 11h às 19h | Sábados, das 11h às 15h | Dom e feriados fechado.

Entrada Gratuita

@galeriamariocohen

Sobre Roberio Braga

Fotógrafo e diretor, faz parte do acervo Permanente dos Museus Afro Brasileiro (Ibirapuera, São Paulo), MIS (São Paulo) e MACS (São Paulo) é baiano de Salvador e iniciou sua carreira em 1993, quando participou da Bienal do Recôncavo em São Felix e na Mostra Nacional de Fotografia (UFBA). Foi morar em São Paulo, atuando como diretor de fotografia em cinema e publicidade, cursou cinema na NYFA (New York Film Academy). Em 2003, fundou a Produtora Maria Bonita Filmes e sua divisão de conteúdo e entretenimento, responsável por projetos para a televisão, documentários, longas-metragens e novas mídias. Em 2014, realizou a exposição de fotografias sobre a África, “Luz Negra” no Museu Carlos Costa Pinto (Salvador-BA), Museu de Imagem e Som – MIS (São Paulo) e Fundação Dom Luis I (Portugal). Hoje faz parte do seleto grupo de fotógrafos da Galeria Mário Cohen, tendo participado de 4 edições da SP-Arte e SP Foto. A exposição “Tranças Afrodescendentes” realizada em 2018, é finalista do prêmio Fundação Conrado Wessel (XIV Edição) fazendo parte da sua prestigiada publicação anual. Braga foi o único brasileiro recentemente premiado em 3° lugar na “Paraty em Foco 2018”.

Sobre ArteView

Avatar

Veja Também

São Paulo ganha mural de 2 mil m² na rua Peixoto Gomide, com tecnologia para interação com o público

No próximo dia 24 de janeiro, véspera do aniversário de 465 anos da capital paulista, o recém-criado Coletivo Arte …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.