Home / São Paulo / Quarto 19 | Teatro do Núcleo Experimental

Quarto 19 | Teatro do Núcleo Experimental

Adaptação de um conto de Doris Lessing tem direção de Leonardo Moreira e concepção e atuação de Amanda Lyra

Prêmio Nobel de Literatura em 2007, a escritora britânica Doris Lessing tem seu conto No Quarto Dezenove (To Room Nineteen) encenado no palco. O monólogo concebido por Amanda Lyra (que atua e também traduziu o conto) tem direção de Leonardo Moreira e faz nova temporada no Teatro do Núcleo Experimental de 14 de junho a 6 de julho de 2017.

A peça narra o caminho de uma mulher à procura de sua identidade. As questões abordadas pelo texto e pela encenação de Quarto 19 dizem respeito principalmente às mulheres, mas não só a elas. Nesse conto, Lessing aborda com simplicidade e força alguns de seus temas mais persistentes, como o cabo de força entre o desejo humano e os imperativos do amor, da traição e da ideologia, as tensões entre o doméstico e a liberdade, a responsabilidade e a independência.

Os efeitos do casamento, a fragmentação da identidade feminina, a extenuante busca por um sentido aos papeis impostos socialmente e a tensão entre o eu social e o eu marginal são explorados no conto de Doris Lessing, e também nesta montagem.

A construção da identidade, o trabalho para estabelecê-la, defini-la e refiná-la talvez seja o fio que sustenta o conto e, portanto, o monólogo “O Quarto 19”.

“Ela está consciente de que é prisioneira de alguma coisa maior e, em seu discernimento embotado, passa a acreditar que está doente. No entanto, vemos que o mal que a aflige está no âmago da sociedade, e não em algum lugar escondido das anomalias individuais. A personagem vive assim a luta silenciosa de muitas outras mulheres”, conta Amanda Lyra.

A protagonista representa a imagem socializada da mulher oprimida pelas necessidades do homem e da família. Assim, o espetáculo espelha a mesma procura de outras mulheres na vida real. É uma luta, onde o desejo de autenticidade se vê barrado por modelos culturais. As manifestações políticas dos últimos anos e o fortalecimento do feminismo e dos direitos da mulher têm demonstrado que essas questões, ainda que trabalhadas em uma obra publicada nos anos 1970, continuam importantes para muitas pessoas no Brasil e no mundo.

SINOPSE
A peça é construída a partir do conto homônimo da escritora britânica Doris Lessing, prêmio Nobel de Literatura em 2007. Quarto 19 é  história de uma mulher de classe média, casada e mãe de três filhos. Após anos sem trabalhar fora, dedicada à criação dos filhos, ela espera  o momento em que o mais novo entrará para a escola, quando finalmente terá algum tempo para si. Mas quando isso acontece, ela não sente a liberdade que esperava. Fugindo da irritação doméstica e do ritmo familiar, ela então passa a alugar um quarto de hotel no centro da cidade, o quarto 19. 

SERVIÇO
QUARTO 19
De 14 de junho a 06 de julho de 2017.
Quartas e Quintas, 21h
Local: Núcleo Experimental  – 65 lugares
Endereço: R. Barra Funda, 637
 Ingressos: R$ 40,00 |
compreingressos.com
Classificação: 16 anos
Duração: 80 minutos

Ficha Técnica
:
Concepção e Atuação: Amanda Lyra.
Direção: Leonardo Moreira.
Preparação Corporal: Tarina Quelho.
Iluminação e cenografia: Marisa Bentivegna.
Fotos: Cris Lyra.
Tradução: Amanda Lyra.
Produção: Aura Cunha | Elephante Produções Artísticas

Sobre Isa Romero

Veja Também

Cia. Razões Inversas discute formação das famílias no século 20 em Caixa de Memórias no Centro Cultural São Paulo

Com 27 anos de existência, a veterana Companhia Razões Inversas estreia seu novo trabalho, Caixa de Memórias, a …

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.