Home / Teatro / Premiada, “O Desmonte” começa temporada online nesta quinta-feira

Premiada, “O Desmonte” começa temporada online nesta quinta-feira

Um homem solitário que não sai de seu apartamento. Um rato a espreitá-lo. Melancolia. O Desmonte, um texto estreado ainda na pré-pandemia, parecia anunciar os novos e tristes tempos de coronavírus.  Em setembro, a peça volta a se apresentar, mas agora em uma versão ao vivo a partir do apartamento de Vitor Placca, intérprete do espetáculo escrito e dirigido por Amarildo Felix. Veiculada pelo Youtube e Facebook, a temporada se estende de 17 de setembro a 30 de outubro de 2020, de quinta a sábado, 20h. Os ingressos são gratuitos. A peça teve grande repercussão entre 2018 e 2019 após temporadas em espaços como Sesc Consolação, Teatro Pequeno Ato, Oficina Cultural Oswald de Andrade e em diversas cidades e festivais pelo país. Essa temporada acontece por meio da 10ª Edição do Prêmio Zé Renato de Apoio à Produção Artística e Desenvolvimento da Atividade Teatral para a Cidade de São Paulo.

Também serão exibidos ao público debates semanais da série nomeada como Diálogos Urgentes, através do Instagram do ator Vitor Placca, que consiste em conversas entre o ator e o diretor e dramaturgo Amarildo Felix e personalidades de diferentes áreas para discutir algum tema presente na peça. Os assuntos abordados ao longo da temporada são Psicanálise e homoafetividade (com Aline Sousa Martins), participação de pessoas LGBTQ+ nas artes (com Ronaldo Serruya, André Fischer e Marina Ganzarolli), as novas formas que as artes cênicas tem assumido durante a pandemia (com Ivam Cabral, da Cia. Os Satyros e José Cetra Filho, crítico da APCA), a solidão e mundo digital (com Marcelo Tas), entre outros.
A MontagemA peça está ambientada em um apartamento, onde um homem vive sozinho avesso a amigos e visitas após o término de uma relação que anuncia a chegada de tempos tristes. No entanto, na madrugada de mais uma noite solitária, ele recebe a visita inesperada de um rato que aparece para destruir tudo e dar novo sentido à sua vida.

A adaptação da peça para o formato online precisou de ajustes mínimos no texto. “Há um trecho específico sobre como a personagem está armando uma ratoeira e, na versão online, que irá trazer para a concretude as referências de cinema e teatro, não fazia mais sentido anunciar essa ação. O que está mantido integralmente é o fluxo de consciência da personagem”, conta Amarildo.

O apartamento do ator Vitor Placca será o cenário de uma gravação em plano-sequência de 40 minutos operada por Amarildo. A adaptação para a linguagem das lives busca um híbrido do teatro com o cinema, reconfigurando as projeções do espetáculo e mesmo parte da própria atuação. A luz é assinada por Thiago Capella e a criação visual é Flávio Barollo.

Assim como na temporada presencial, a versão online contará com as projeções criadas por Barollo. “As edições de vídeo ao vivo contribuem para a criação de uma atmosfera mais densa. Ajudam a contar a história desse homem isolado em casa sobrepondo outras camadas de percepção e outros pontos de vista, como o do próprio rato procurado”, conta o ator Vitor Placca.

Nos palcos, as imagens eram projetadas na parede do teatro – agora entrecortam o plano-sequência, como forma de aproximar o máximo possível do público a experiência visual que o espetáculo oferece. As imagens se alternam entre uma animação antiga do personagem Mickey Mouse; um rato espreitando uma ratoeira e também uma duplicação deste homem no apartamento, representando o delírio da sua solidão. 

LIVES
20 de setembro, domingo, 19h
Vozes LGBTQ+, com o ator e dramaturgo Ronaldo Serruya

27 de setembro, domingo, 19h
Vozes LGBTQ+, com o jornalista e idealizador do portal MixBrasil, André Fischer

4 de outubro, domingo, 19h
Vozes LGBTQ+, com a advogada Marina Ganzarolli

11 de outubro, domingo, 19h
Teatro e Pandemia, com o crítico José Cetra

18 de outubro, domingo, 19h
Solidão e Mundo Digital, com o jornalista e apresentador Marcelo Tas

25 de outubro, domingo, 19h
Solidão e Mundo Digital, com o médico psiquiatra Jairo Bouer

1º de novembro, domingo, 19h
Psicanalise e Homoafetividade, com a psicóloga Aline Sousa Martins

5 de novembro, quinta-feira, 19h
Teatro Digital e Pandemia, com o ator e dramaturgo Ivam Cabral

FICHA TÉCNICA
Dramaturgia e direção: Amarildo Felix
Atuação: Vitor Placca
Direção de arte: Antonio Vanfill
Iluminação: Thiago Capella
Videoarte e Plataforma Ao Vivo: Flávio Barollo
Produção: Gabrielle Araújo
Fotos: Letícia Godoy
Realização: Caboclas Produções
 
SERVIÇO
O DESMONTE
De 17 de setembro a 30 de outubro de 2020 | Quinta a sábado, às 20h*
* As sessões serão exibidas ao vivo e não ficarão registradas no canal
Acesso gratuito
OndeYouTube.com/caboclas e Facebook.com/odesmonte
Duração: 40 min.
Classificação: 14 anos
 
Diálogos Urgentes
De 20 de setembro a Novembro de 2020
Acesso gratuito
OndeInstagram @vplacca

Sobre Padrão do site

Avatar

Veja Também

Irene Ravache apresenta Alma Despejada na programação online do Instituto Usiminas

A atriz Irene Ravache apresenta no dia 18 de setembro,sexta-feira, às 20 horas, o solo Alma Despejada, diretamente de …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.