São Paulo celebra Orgulho LGBT+ com programação diversificada

No mês dedicado ao orgulho da diversidade, São Paulo se prepara para uma série de eventos paralelos à emblemática 28ª Parada do Orgulho LGBT+, que acontece no dia 2 de junho com o tema “Basta de Negligência e Retrocesso no Legislativo – Vote consciente por direitos da população LGBT+”. Diversas redes de apoio à causa LGBT+ organizaram uma programação cultural rica e variada para celebrar e promover os direitos da comunidade.

A Casa Queer, projeto multilinguagem idealizado por Jean Cândido e Thássio Ferreira, dará início à programação ocupando a Casa Fluida nos dias 31 de maio e 1 de junho. A Casa Queer oferecerá mesas de debates, rodas de conversa, apresentações artísticas, exposições e lançamentos de livros, proporcionando um espaço para celebrar a diversidade literária e fortalecer a comunidade LGBT+.

Outro destaque é a 3ª edição do Festival Vórtice, o maior festival de sexualidade de arte contemporânea, promovido por Leonardo Maciel e Paulo Cibella. Com inscrições abertas até 3 de maio para artistas, o festival ocorrerá de 31 de maio a 30 de junho no Edifício Vera, no centro histórico de São Paulo. Aberto ao público de segunda a sábado, das 10h às 19h, o evento é gratuito e restrito a maiores de 18 anos.

Além disso, a 6ª edição do Cine na Praça, promovida pela Rede Amalgamar, integra a programação da semana da Parada do Orgulho LGBT+. Com o tema “Diversidade Contra o Fim do Mundo”, o evento ocorrerá no dia 1 de junho, das 12h às 21h, no Parque Augusta, oferecendo cinema gratuito para os moradores da região central de São Paulo e participantes da Parada.

Esta programação cultural paralela enriquece ainda mais a celebração do orgulho LGBT+ em São Paulo, promovendo a diversidade, representatividade e direitos da comunidade.

Casa Queer na Casa Fluida 

Local: Rua Bela Cintra, 569 – Consolação 

Programação

31 de maio, sexta-feira, às 17h30 – Mate-me ou devoro-te: a utopia do aniquilamento
Com Celso Suaruna e Santiago Nazarian 

01 de junho, sábado, às 16h – Militância e sobrevivência: estratégias em todos os campos
Com Jaqueline Gomes de Jesus,  Marcos Mello e Mariana Serrano 

01 de junho, sábado, às 17h30 – Quando o inferno somos nós: Ecos da ditadura militar – Com Renan Quinalha e James Green. 
Encerramento com a drag queen Vera Ronzella, em homenagem a Miss Biá.

Cine na Praça: Diversidade Contra o Fim do Mundo! 
Data: 01 de junho, sábado, das 12h às 21h 
Local: Parque Augusta, São Paulo  

3ª edição do Festival Vórtice
Período Expositivo: 31 de maio a 30 de junho
Local: Edifício Vera | Rua Álvares Penteado, nº 47 – Centro Histórico de São Paulo
Funcionamento: de segunda a sábado,  das 10h às 19h
Entrada: Gratuita, 18 anos