Notícias de Última Hora
Home / Crianças / Musical Casa de Brinquedos é opção para Dia das Crianças

Musical Casa de Brinquedos é opção para Dia das Crianças

O musical Casa de Brinquedos está no Teatro Frei Caneca e é uma das atrações para os pequenos no Dia das Crianças. Essa é uma versão teatral com texto e direção de Carla Candiotto e tem inspiração no famoso CD homônimo com canções de Toquinho e Mutinho. A montagem segue em cartaz até 27 de outubro, com sessões aos sábados às 16h, e aos domingos, às 15h.

O espetáculo tem direção musical e arranjos de Daniel Tauszig, cenário e figurino de Kleber Montanheiro, iluminação de Wagner Freire, direção de movimento de Fabricio Licursi, direção de produção de Marlene Salgado, idealização e produção de Raul Leite. O elenco tem Bel Nobre, Caio Merseguel, Carolina Rocha, Pedro Arrais, Eduardo Leão, Flávia Strongolli, Gabriel Ebling e Adriano Tunes.

Lançado em 1983, o álbum Casa de Brinquedos reúne canções sobre brinquedos que ganham vida própria por meio das vozes de Toquinho e outros grandes intérpretes da música brasileira, como Simone, Tom Zé, Chico Buarque, Paulinho Boca de Cantor, Carlinhos Vergueiro, Baby Consuelo, Cláudio Nucci e Roupa Nova.

O musical costura dramaturgia e música, trazendo nove das onze canções do álbum original interpretadas ao vivo pelos atores, incluindo os sucessos O Caderno, A Bailarina, O Robô̂ e Aquarela. A trama explora as singularidades de uma turma de brinquedos que busca reviver um passado repleto de brincadeiras e momentos felizes.

A história apresenta um adulto que tem no lucro seu único objetivo de vida. Planeja ganhar muito dinheiro com a construção de um grande empreendimento comercial, mesmo que tenha que demolir tudo em sua volta. É quando surge em seu caminho uma Casa de Brinquedos, habitada pelos saudosos e divertidos brinquedos de seu passado de criança. Após inúmeras aventuras e confusões, os brinquedos entendem que o inquieto menino se tornou um “adulto” insensível e, por fim, desistem de tentar convencê-lo a não destruir tudo. Resolvem então partir, mas antes entregam um caderno que traz as recordações de quem um dia foi um inventivo menino. Com isso, o nosso adulto percebe que a criança que existe em cada um de nós jamais pode ser esquecida.

“É a história de um adulto que perde o prazer de viver e só pensa em ganhar dinheiro. Quando se lembra de seu passado e se conecta com sua infância, muda a sua forma de ver o mundo. Toda essa metáfora fala sobre a memória dos brinquedos da nossa infância. Somos feitos de nosso passado”, explica a diretora e autora Carla Candiotto.

Poético e atual, o texto dá suporte para o estilo característico de Carla Candiotto nos palcos, apresentando diálogos ágeis, movimentos precisos e dinâmicas que exploram a magia e humor do universo musical, componentes que possibilitam uma fácil identificação das crianças

Toquinho para crianças

É vasta e importante a obra de Toquinho dedicada às crianças. Os trabalhos do violonista, cantor e compositor voltados ao público infantil foram criados a partir da década de 1980, quando Vinicius de Moraes pediu ao parceiro que musicasse seus poemas do livro Arca de Noé. Resultaram desse processo os discos Arca de Noé 1 e Arca de Noé 2, lançados pela gravadora Ariola, em 1980 e 1981, respectivamente. Casa de Brinquedos veio em 1983.

Ficha técnica:

Músicas: Toquinho e Mutinho. Concepção do projeto: Toquinho e Raul Leite. Texto e direção: Carla Candiotto. Elenco: Bel Nobre, Caio Merseguel, Carolina Rocha, Pedro Arrais, Eduardo Leão, Flávia Strongolli, Gabriel Ebling e Adriano Tunes. Direção musical e arranjos: Daniel Tauszig. Cenografia, figurino e adereços:Kleber Montanheiro. Direção de movimento: Fabricio Licursi. Iluminação: Wagner Freire. Visagismo: Igor Miranda. Assistência de direção: Aline Moreno. Cenotecnia: Casa Malagueta. Coordenação de Cenotecnia:Alício Silva. Design gráfico: Adriana Komura. Fotos: Priscila Prade. Assessoria de imprensa: Adriana Balsanelli e Renato Fernandes. Mídias digitais: Gigi Prade. Administração: Vânia Neder. Produção Executiva: Mariana Machado. Direção de produção: Marlene Salgado. Coordenação geral: Raul Leite. Realização: Script Produções.

Serviço:

CASA DE BRINQUEDOS – Teatro Frei Caneca

Duração: 60 minutos. Classificação: livre. Ingressos: A partir de R$40 (meia) a R$80 (inteira).

Temporada: De 14 setembro a 27 de outubro. Sábados às 16h e domingo às 15h.

TEATRO SHOPPING FREI CANECA – Shopping Frei Caneca, R. Frei Caneca, 569, 7º Andar – Consolação, São Paulo. Bilheteria: de terça a domingo, das 13h até o início do espetáculo. Capacidade: 600 lugares.

Informações: (11) 3472-2229, (11) 3472-2230 ou (11) 3472-2226.

Sobre Padrão do site

Avatar

Veja Também

“Grandes Encontros da MPB” no Teatro Raul Cortez

Se tem algo do qual todos nós podemos nos orgulhar é da Música Popular Brasileira, …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.