“Rio Uphill”, musical brasileiro original, estreia no Rio

Radicada há dez anos nos EUA, Juliana Pedroso, produtora teatral, criou o musical Rio Uphill em parceria com o compositor Matthew Gurren e o músico Nanny Assis.

“Antes da pandemia, a ideia original era levar o Brasil para a Broadway, mas agora, vamos primeiro trazer esse universo da Broadway para o Brasil. Para isso, chamamos o Gustavo Barchilon, que já assinou a direção de grandes musicais e está trazendo uma nova visão ao projeto, o aproximando mais da realidade e autenticidade brasileiras; além de toda uma equipe criativa que está trabalhando junto para essa estreia em solo brasileiro. A música, que foi pensada para apresentar um pouco da nossa riqueza rítmica ao público norte-americano, mistura estilos como samba, forró, funk, rap e rock com o som da Broadway para criar uma atmosfera emocionante, que a gente acredita que vai tocar o público”, aposta Juliana.

A obra, o primeiro musical original brasileiro criado em Nova York, narra o encontro de dois jovens cariocas de diferentes realidades. Impedida pela pandemia de estrear, a produção virou um filme independente, acumulando 22 prêmios internacionais. Em 2024, Rio Uphill estreia no Rio de Janeiro, com direção de Gustavo Barchilon, em temporada de 27 de outubro a 17 de novembro no Teatro Adolpho Bloch.

“Eu sempre tive muita vontade de fazer um musical original brasileiro e o fato de ser um espetáculo inédito, com autores vivos, me deu uma chance única de poder trabalhar em parceria com os criadores, o que foi determinante para que chegássemos às melhores soluções,”, revela o diretor Gustavo Barchilon, que já assinou a direção de sucessos como Alguma coisa podreBarnum – o rei do ShowBob Esponja Funny Girl. “E assim como em Barnum, que eu trouxe muita gente do circo, eu chamei muitos jovens periféricos, pessoas que não eram do meio musical, para poder contar essa história com veracidade. Eles participam inclusive da direção e da produção do espetáculo como um todo, da forma de falar, de tudo, é uma criação comunitária, pois a gente quer que essa história seja contada por eles também”, destaca Gustavo. O musical tem também uma parceria com a Spectaculu Escola de Arte e Tecnologia, para que parte da equipe técnica contratada sejam ex-alunos do projeto.

Na véspera de Ano Novo, Miguel, morador do fictício Morro do Sol, e Daniel, jovem da Zona Sul do Rio, se cruzam em meio a uma reviravolta inesperada. Daniel se apaixona por Júlia, irmã de Miguel, e juntos enfrentam desafios em uma sociedade marcada por desigualdades.

ELENCO:
Cadu Libonati – Daniel
Carol Botelho – Julia
Bhener – Miguel
Andrea Marquee – Dona Lúcia
Priscila Araújo – Bonita
Osmar Silveira – Bruno / Cover Daniel
Ana Elisa Schumacher – Larissa
Kaue Penna – Carlito / Cover Miguel
VN Rodrigues – Bolade
Bruno Sankofá – Álvaro
Rafael de Castro – Hugo e Sérgio
Julia Perré – Gabi / Cover Julia
Bellas – Ensemble / Cover Sérgio, Hugo e Álvaro
Carol Donato – Mari e Ensemble / Cover Larissa
Jessica Santos – Ensemble / Cover Dona Lucia e Bonita
Vicenthe Oliveira – Ensemble / Cover Bruno e Bolade
Peter – Ensemble / Cover Carlito
Manuuh Torres – Ensemble / Cover Mari e Gabi
Léo Aruom – Bailarino
Lucas Alfred – Bailarino

RIO UPHILL – O Musical

Local: Teatro Adolpho Bloch Endereço: Rua do Russel, 804, Glória Cidade: Rio de Janeiro

Temporada: 27 de outubro a 17 de novembro de 2024

Quintas e sextas às 20h / Sábados às 17h e 20h/ Domingos às 16h e 19h

Vendas online: https://site.bileto.sympla.com.br/teatroadolphobloch/ 

Classificação: 16 anos

Duração: 110 minutos

Capacidade: 359 pessoas