Home / Crianças / Jorginho e o Dragão Camaleão no Teatro Promon

Jorginho e o Dragão Camaleão no Teatro Promon

Jorg_Dit_catapulta2

Jorginho e o Dragão Camaleão estreia dia 4 de abril, sábado, às 15h30 no Teatro Promon. As músicas cantadas ao vivo e a sonoplastia são de Charles Raszl, do grupo Barbatuques. O Desenho de Luz é de Domingos Quintiliano, e a coordenação de dramaturgia é de Luis Alberto de Abreu.

Em uma antiga aldeia brasileira, Jorginho brinca de matar dragões, mas de repente tudo se transforma em ameaça real. Jorginho enfrenta o Dragão e consegue matar o monstro. Mas o dragão Camaleão logo retorna porque é invencível e não tem coração. Jorginho e seu amigo Longuinho descobrem que o coração do Dragão existe, sim, mas está escondido no fim do mundo, onde o vento faz a curva. Discutem e decidem que Jorginho ficará na aldeia lutando contra o esperto e camuflado Dragão, enquanto Longuinho fará uma saga até o fim do mundo para encontrar o coração do monstro, quando passará por perigos e desafios.

Para o cenário desta aventura, Ronaldo Mendes criou uma atmosfera única, os traços originais do artista brasileiro tem o intuito de aproximar e estimular a estética de desenhos-arte ao universo de crianças e pré adolescentes. “Para a Cia. Articularte, Ronaldo Mendes criou um novo mundo, com olhar aguçado, gracioso e provocativo. E essa envergadura plástica pode fazer com que a nossa viagem teatral atinja diversos endereços imaginários do público”, comenta Dario Uzam.

Com a função de reger a dinâmica de toda a animação, a Cia. Articularte convidou Charles Raszl (grupo Barbatuques) para compor seis músicas que serão cantadas ao vivo, bem como criar uma sonoplastia variada utilizando releituras de ritmos e instrumentos primitivos brasileiros, tais como Trovas líricas, Coco, Maracatu (Baque Virado), Galope, Xique xique, xaxado, entre outras riquezas sonoras. E coube a Domingos Quintiliano o trabalho de propor climas para iluminar criativamente tanto as nuances da montagem, como os traços divertidos da obra do artista plástico Ronaldo Mendes.

E para teatralizar esta aventura multicolorida, a Cia. Articularte criou diversos adereços, além de oito bonecos articulados de corpo inteiro; seis bonecos de luvas com pernas aparentes; dois bonecos com varas e um boneco dragão gigante multifacetado, manipulados pelos atores Rafael Francisco, Surley Valério, Gabriela Zenaro, Luana Oliveira, Daniela Oncala (e Flávio Borzi como suplente).

Ficha técnica:

Coordenação de dramaturgia: Luis Alberto de Abreu

Texto e direção: Dario Uzam

Iluminação: Domingos Quintiliano

Elenco: Rafael Francisco, Surley Valério, Gabriela Zenaro, Luana Oliveira, Daniela Oncala e Flávio Borzi (suplente).

Músicas e Trilha sonora: Charles Raszl (grupo Barbatuques)

Cenografia: Ronaldo Mendes

Bonecos e Adereços: Surley Valério e Cia Articularte

Desenhos, leiaute e figurinos dos bonecos: Thaís Uzan

Figurinos dos Atores e Direção de Produção: Deborah Correa

Produção executiva: Cia. Articularte

Teatro Promon (ex-sala São Luis) Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 1830 – Vila Nova Conceição – Itaim.

Temporada:  De 4 à 26 de abril, sábados e domingos às 15h30.
Dia 21 de abril, terça-feira haverá apresentação.

Preço: R$ 40,00 e R$ 20,00.

Duração: 53 minutos.

Classificação indicativa: a partir de 4 anos

Sobre ArteView

Veja Também

Novo episódio de Mickey: Aventuras Sobre Rodas com a participação especial de Henrique Fogaça

Neste domingo (2), às 09h30, estreia um novo episódio de Mickey: Aventuras Sobre Rodas que contará com …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.