Home / Música / Fafá de Belém lança clipe de “Revelação”

Fafá de Belém lança clipe de “Revelação”

Fafá de Belém tem 43 anos de carreira, está caminhando para o 24º disco de estúdio, mas você coloca para rodar o primeiro single de seu trabalho novo, “Revelação”, música que ficou famosa com Fagner, e é tal o sopro de frescor que é como se tivesse sido composta ontem.

O texto ajuda. As palavras saem cortantes, o que gera uma carga dramática ainda maior dada a artista solar que é Fafá. “Quando a gente tenta/De toda maneira/Dele se guarder/Sentimento ilhado/Morto, amordaçado/Volta a incomodar.”

O videoclipe que o acompanha igualmente derrama emoção. É em tons fortes, onde Fafá vive personagens polarizados. A química talvez venha da urgência como tudo aconteceu. Ela pegou a base no estúdio, numa quinta-feira, gravou duas vozes, teve que voltar para Belém, de onde sairia em turnê em Portugal (onde é extremamente amada e popular) e no domingo gravou o clipe.

O resultado, da produção e direção artística de Zé Pedro com Arthur Nogueira, pela Joia Moderna, é como se Maysa encontrasse o the Doors – tem a dramaticidade da primeira com a textura de arranjos, piano Rhodes e uma guitarra rasgante do segundo.

“Fafá está cantando muito, com emoção. Estamos preparando um álbum onde ela irá retomar a densidade musical que também sempre esteve presente no seu trabalho. Um repertório de inéditas feitas especialmente para ela e canções do passado que estavam à sua espera”, diz Zé Pedro.

A parceria entre eles começou na comemoração dos 40 anos de carreira dela, em 2015. Ela foi para o tradicional Círio de Nazaré, entrou em uma roda de violão e quando começaram as canções que faziam parte de sua formação, teve uma crise de choro. “Era a saia rodada, as mulheres da Amazônia, o igarapé, o cheiro de manga e de chuva”, diz Fafá. Virou o disco “Do Tamanho Certo Para o Meu Sorriso”, onde celebrou sua Belém do Pará natal.

Agora ela celebra a mudança de rota, retrata o momento turbulento do país que ela ama e do qual é eterna musa da abertura política, e tece canções focadas na palavra contundente.

“Não sou cool nem low profile; sou estabanada, politicamente incorreta e isso reflete neste projeto que começamos”, diz sobre o Projeto Humana, que tem em “Revelação” a primeira manifestação.

Mais canções virão, entre inéditas, regravações, descobertas da música portuguesa contemporânea…ou seja, Humana é livre como o ser. “Mostra o colorido da vida tragado pelos fatos”, diz. “Mas que a vida é de superações e de atitudes, que temos que romper e seguir em frente.”

Tendo como base o primeiro single, o Projeto Humana nasce como definitivo em importância.

Revelação
(Clésio / Clodô)

Fafá de Belém: voz.
Allen Alencar: guitarra.
João Paulo Deogracias: baixo, piano Rhodes, sintetizador.
Richard Ribeiro: bateria.
Direção artística: Arthur Nogueira.
Gravada no Trampolim Estúdio (SP) no dia 02 de agosto de 2018.
Mixada e masterizada por Assis Figueiredo no estúdio APCE Music (PA).
Realização: Joia Moderna.

Sobre Luiz Henrique Leão

Veja Também

Tony Nogueira e banda apresentam o show ‘Olhar de Mangá’ no sábado, 17 de novembro, no J Club

Segundo o jornal O Globo e o Programa Amaury Jr., Tony Nogueira é “o novo …

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.