Home / Musicais / Conheça Thiago Arancam o brasileiro que é considerado um dos maiores tenores da atualidade

Conheça Thiago Arancam o brasileiro que é considerado um dos maiores tenores da atualidade

As especulações acabaram, o jovem tenor brasileiro Thiago Arancam viverá o personagem título do musical da Broadway , “O Fantasma da Ópera”, que estreia em Agosto no Teatro Renault, em São Paulo, casa dos musicais da T4F no Brasil. Criado originalmente em 1986 por Andrew Lloyd Webber, devido ao sucesso o musical ainda está em cartaz na Broadway, o berço mundial dos musicais, e chegou pela primeira vez ao país em 2005, no antigo Teatro Abril, estrelado por Saulo Vasconcelos.

Aos 7 anos, Thiago entrou para o coral da escola e começou a se destacar. Apesar da pouca idade ele já fazia solos e se interessou pela carreira na música. Em 1998, iniciou seus estudos na “Escola Municipal de Música”, em São Paulo.  O caminho para os palcos da Europa foi aberto em 2004, após vencer o Concurso Internacional de Canto Erudito Bidu Sayão, que lhe garantiu acesso na conceituada Academia de Canto Lírico do Teatro Alla Scala, de Milão, onde se formou em canto lírico, em 2007. Thiago Arancam se apresentou nos principais teatros do mundo, em mais de 40 países. Destaque para o Alla Scala (Milão), Opera de Roma (Itália), Opera Nacional de Washington (EUA), Opera Estadual de Viena (Áustria), Deutsche Opera de Berlim (Alemanha), Bolshoi (Moscou), além de inúmeras produções no Japão, Emirados Árabes, Malásia, Canadá, Espanha, França, Polônia, Letônia, Mônaco e Reino Unido. Foram mais de 500 apresentações ao redor do mundo.

No Brasil, em 2011, subiu ao palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro com a montagem da ópera “Tosca”, de Puccini, no papel do pintor Mario Cavaradossi, amante de Floria Tosca. Em 2014, no Teatro Municipal de São Paulo, encenou a Ópera Carmen de Bizet. Na Europa, conheceu Plácido Domingo, com quem gravou “Cyrano de Bergerac”, na São Francisco Opera (USA); “Madame Butterfly”, em Washington e “Carmen”, na Los Angeles Opera. Trabalhou com grandes regentes de orquestra, entre eles: Daniel Harding em vários concertos com a Swedish Radio Symphony Orchestra; Christian Thielemann em “Dresden” na Manon Lescaut, Pier Giorgio Morandi na ópera “Tosca” em Las Palmas e Estocolmo; o brasileiro Silvio Barbato com a Orquestra Camerata Brasil em Brasília, João Carlos Martins, Plácido Domingo, Julius Rudel, Lorin Maazel, Nicola Luisotti, Patrik Fournellier, Renato Palumbo, Corrado Rovaris, entre outros.

Bela Primavera
De volta ao Brasil, Arancam quer reencontrar suas raízes e mostrar a força e a emoção da sua voz ao público do país onde nasceu. O espetáculo Bela Primavera, lançado no Brasil, em setembro de 2017, junto com o álbum – gravado em Praga, Milão, São Paulo e Curitiba – traz as influências do mundo lírico e aproxima o tenor da Música Popular Brasileira. A turnê já passou por Salvador e Curitiba e seguirá para mais 12 cidades em 2018.

Projetos para 2018
Apesar de morar na Itália, Thiago não para! Ele acumula mais de 400 apresentações em passagens por mais de 40 países pelo mundo, como Nova Zelândia, França, Suécia, Brasil, Rússia e Estados Unidos. Estão programadas para 2018 apresentações fora do país com as óperas Il Trovatore (Debut), em Vilnius, na Lituânia e Carmen, na Ópera de Quebec, no Canadá. Ele tem um show agendado em Setembro no Brasil na cidade de Belo Horizonte.

Sobre ArteView

Veja Também

De Volta a Oz – Wicked In Concert com Fabi Bang e Myra Ruiz

Fabi Bang e Myra Ruiz já tem data marcada para um novo encontro nos palcos. As protagonistas da versão brasileira de Wicked voltam ao Teatro Renault para uma …

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.