Home / Orquestra / Cinema in Concert com regência de João Carlos Martins une o cinema à música sinfônica em um espetáculo audiovisual

Cinema in Concert com regência de João Carlos Martins une o cinema à música sinfônica em um espetáculo audiovisual

Cinema in Concert – com regência do maestro João Carlos Martins, direção artística de Carlos Mamberti e videocenário assinado por Richard Luís – tem novas apresentações agendadas. No dia 24 de outubro (sábado, às 20 horas), o espetáculo acontece no MIX Drive-in, em Barueri (SP), e no dia 7 de novembro (sábado, às 20h), no Garden Concert Brasil (Mooca Plaza Shopping) em São Paulo, capital.

O espetáculo – que traz uma dinâmica edição de imagens de filmes em sincronismo com a música executada – será apresentado nos formatos DRIVE-IN ON-LINE em ambas as sessões. Os ingressos presenciais (em veículos) serão apenas para a região de São Paulo, até um raio de 80 km. A partir de 80 km, os ingressos serão disponibilizados somente para apresentação virtual, para todo o Brasil, com transmissão pelo site ou app da Sympla.

Muito antes do cinema falado, a música já estava presente nas telas. Originalmente, era por meio de apresentações ao vivo de pianistas ou pequenas orquestras, durante a projeção. E nunca mais a música foi desvinculada da telona. Algumas trilhas são verdadeiras identidades sonoras das películas e, imediatamente, são reconhecidas nos primeiros acordes. É fácil reconhecer, por exemplo, a melodia romântica de E o Vento Levou, os violinos sincronizados de ET – O Extraterrestre ou o grave do violoncelo que dá o clima de suspense à Tubarão. Entre os demais filmes homenageados estão: Luzes da Ribalta, O Poderoso Chefão, Cinema Paradiso, Nasce uma EstrelaIndiana Jones e 007 e outros.

Amantes incondicionais da arte do cinema, o maestro João Carlos Martins e diretor artístico Carlos Mamberti (mesma parceria de Concerto para João) idealizaram o Cinema in Concert. “Foi durante os seis meses de convivência na coxia de Concerto para João que tivemos a ideia de reunir música, cinema e iluminação em um mesmo espetáculo. E, ali mesmo, o projeto foi tomando forma”, declara Mamberti. O concerto reúne os grandes clássicos do cinema mundial à tecnologia da videocenografia para apresentar um programa com temas de filmes inesquecíveis que marcaram para sempre os amantes da sétima arte.

No palco, maestro e orquestra – formada por 32 componentes – conduzem o público pelas emoções provocadas pelos acordes que vão muito além das trilhas sonoras do cinema. Várias canções ganham o reforço das vozes ímpares do tenor Jean William e da soprano Anna Beatriz Gomes e, em alguns números, João Carlos Martins assume também as teclas do piano, arrebatando a plateia.

“Todo filme conta com uma trilha sonora que ajuda a guiar a emoção de quem assiste. Nos dias de hoje, é impossível de se imaginar no cinema uma cena de amor, suspense ou paz sem a música. No Cinema in Concert o público tem a oportunidade de ‘ver’ ao vivo as músicas dos clássicos com essa combinação de interpretação sinfônica e videocenografia, somadas à emoção do escurinho do cinema”, declara o maestro. “O prazer de realizar este espetáculo passa pelo encantamento. O público fica totalmente seduzido pela maravilha do som da orquestra junto ao visual de luz e imagens do cinema que invade o palco”, finaliza Mamberti.

PROGRAMA: “Smile” (Nat King Cole), “Gone With the Wind” (Max Steiner), “Raindrops Keep Fallin’ on My Head” (B. J. Thomas, Hal David e Burt Bacharach), “Pink Panther Theme” (Henry Mancini), “Summer Nights” (Jim Jacobs e Warren Casey), “The Typewriter” (Leroy Anderson), “My Heart Will Go On” (James Horner e Will Jennings), “Love Theme” (Ennio Morricone), Temas TubarãoET e Indiana Jones (John Williams), “The Godfather” (Nino Rota), Tema de 007 (John Berry), “Por Una Cabeza” (Carlos Gardel e Alfredo Le Pera), “Somewhere Over The Rainbow” (Harold Arlen e Yip Harburg) e Tema de New York New York (John Kander e Fred Ebb).

FICHA TÉCNICA – Regência: João Carlos Martins. Direção artística: Carlos Mamberti. Videocenário: Richard Luís. Regente assistente: Adriano Machado. Tenor: Jean William. Soprano: Anna Beatriz Gomes. Patrocínio: Atlas Schindler. Apoio: Lei Federal de incentivo à Cultura – Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura.

Cinema in Concert já foi apresentado, em 2019, em São Paulo, no Teatro Santander, e em Porto Alegre, no Auditório Araújo Vianna.

SERVIÇO

Concerto: Cinema in Concert

Duração: 75 minutos. Classificação: livre

Barueri/SP  24 de outubro. Sábado, às 20h

Local: MIX Drive-in

Alameda Tocantins, 234 – Alphaville Industrial.

Capacidade: 200 automóveis com até 4 pessoas cada.

São Paulo/SP – 7 de novembro. Sábado, às 20h

Local: Garden Concert Brasil (Mooca Plaza Shopping)

Rua Cap. Pacheco e Chaves, 313 – Vila Prudente.

Capacidade: 200 veículos com até 4 pessoas cada.

Ingressos / concerto AO VIVO – Drive-in

R$ 200,00 – por veículo com 04 pessoas

Vendas: www.sympla.com – Apenas para a região de São Paulo e Barueri (não haverá venda para concerto on-line em um raio de 80 km da capital)

NO LOCAL (serão respeitados os protocolos de segurança indicados pelo poder público para a prevenção da covid-19) – Apresentar comprovante da compra e documento de identificação de quem irá usar a sessão | Necessário sistema de som FM | Obrigatório o uso de máscaras | Após estacionar, o veículo deve permanecer os faróis desligados | Permanência obrigatória dentro do veículo (exceto para uso de sanitários) | Venda de alimentos e bebidas no local | Vagas definidas por ordem de chegada.

Ingressos / concerto ON-LINE

TRANSMISSÃO e vendas: www.sympla.com

Valor único: R$ 20,00

2.0000 ingressos disponíveis para quem estiver em localização fora do raio de 80 km da cidade de São Paulo.

Sobre Padrão do site

Avatar

Veja Também

Porsche Apresenta Soul Electrified em live com Cat Dealers no Multishow

Em uma parceria inédita com o Multishow, a Porsche Brasil apresenta Soul Electrified em uma live com Cat Dealers, no dia 1º de …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.