Notícias de Última Hora
Home / Teatro / ‘Carta ao Pai’ de Kafka faz cem anos e ganha monólogo de Dionisio Neto

‘Carta ao Pai’ de Kafka faz cem anos e ganha monólogo de Dionisio Neto

A Biblioteca Mário de Andrade apresenta o ator e diretor Dionisio Neto em “Carta ao Pai”, monólogo adaptado da obra homônima do escritor theco Franz Kafka (1883-1924), nas segundas-feiras do mês de junho, às 19h. (Dias 3, 10, 17, 24 de junho).
 

O espetáculo comemora 21 anos da Companhia Satélite com esta versão do clássico kafkiano CARTA AO PAI, escrito durante os dez dias em que o autor de “O processo” ficou internado em um quarto da pensão Studl, sanatório de Kierling, nos arredores de Viena, entre 10 e 20 de novembro de 1919 (em 2019 a carta completa 100 anos, configurando efeméride com comemoração mundial). 
 

Adaptado de traduções em diversas línguas, dirigido e produzido pelo próprio autor com sua Companhia Satélite, em “Carta a Pai” Dionisio interpreta o pai Hermman Kafka, bem como seu filho Franz, ao estilo do ator americano Spalding Grey – atrás de uma mesa e iluminado por velas, diferenciando-os por meio de diferentes tonalidades de voz.   
 

Vestido em um terno preto, Dionisio limpou ao máximo artifícios para compor o espetáculo. Não há trilha sonora, a iluminação é essencial – apenas uma mesa, uma cadeira, dois castiçais com velas, um copo com água, uma caneta, um ator, os papéis da carta e a potência da literatura kafkiana. Pouquíssimos gestos buscam o essencial e o que há de teatral no clássico texto de Kafka.  Esta é a segunda vez que o ator interpreta o texto. A primeira versão estreou em 2009 no Sesc Santana, porém a atual é totalmente reelaborada.                  

Dionisio Neto (São Luís – MA, 29 de dezembro de 1971) é autor, ator, diretor, roteirista, poeta, figurinista, compositor, cantor, iluminador, empresário, professor, palestrante e produtor. Cursou Letras na FFLCH–USP e o primeiro workshop de dramaturgia do Royal Court Theatre de Londres no Brasil. Trabalha em teatro, cinema (Carandiru, Garotas do Abc, Contra Todos, entre outros), TV (A Favorita, Morde e Assopra, Carandiru – outras histórias – TV Globo) e internet (Crime Time: Hora de Perigo – Canal +, França). Atuou no CPT de Antunes Filho e no Teatro Oficina de José Celso Martinez Corrêa, entre outros. Com sua Trilogia do Rebento no final dos anos 90 foi chamado pela crítica especializada como “o enfant terrible do Teatro Brasileiro”. Apresentou seus espetáculos em festivais nacionais (Festival de Curitiba) e internacionais (The BluePrint Series Festival de Nova Iorque, FITEI – Portugal) e ganhou diversos prêmios. É diretor artístico da Companhia Satélite desde 1995. Publicou os livros “Cinco peças” (Ed. Giostri), Desembestai! – peças reunidas vol. 1 e Opus profundum – peças reunidas vol. 2 (Ed. Benfazeja). Dionisio Neto é ator na nova novela da Rede Globo “A dona do pedaço”, de Walcyr Carrasco.

SINOPSE:

Em um sanatório nos arredores de Viena, entre os dias 9 e 19 de novembro de 1919, internado com tuberculose, o oprimido e doente advogado e autor judeu Franz Kafka escreve uma carta para seu pai, o comerciante Hermann Kafka, em que fala de  seu medo da figura paterna e de sua relação com ele, em acerto de contas de muitos anos. Por interferência da mãe do escritor, a carta nunca foi entregue ao destinatário.

Ficha Técnica:

CARTA AO PAI, de Franz Kafka

Com Dionisio Neto

Produção: COMPANHIA SATÉLITE

Adaptação, direção, figurinos, cenografia, iluminação e direção: Dionisio Neto

Operação de Luz: Roberto Herreira Bueno

Fotos: Raquel Pinheiro

Vídeo: Beto Perocini

Assistência de produção: Noemi Susuki

Produção: Dionisio Neto

Apoio Cultural: Fontes Eventos

SERVIÇO

Auditório Rubens Borba de Moraes da Biblioteca Mário de Andrade.

Rua da Consolação, 94 – República. Tel. (11) 3775-0020

Dias 3, 10, 17, 24 de junho, às 19h

Duração: 50 minutos / Indicação de faixa etária: livre

Acesso para portadores de necessidades especiais

Lotação: 170 lugares

As senhas começam a ser distribuídas uma hora antes.

Um ingresso por pessoa.

PROGRAMAÇÃO GRÁTIS

Sobre ArteView

Avatar

Veja Também

Eu de Você, solo de Denise Fraga, com texto inédito escrito a partir de histórias reais, faz sua estreia no novo Teatro Vivo

Não há melhor espelho do que o outro. Sabemos quem somos a partir do que …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.